Conheça a minha receita favorita de salada de brócolis… Também conhecida como o melhor acompanhamento para churrasco! Com um molho levemente cremoso e refrescante, é saudável, saborosa e perfeita para qualquer ocasião.

Essa receita de salada de brócolis é um dos meus acompanhamentos favoritos. É uma versão mais leve da clássica salada de brócolis do meio-oeste americano. Aqui você não vai encontrar queijo ou bacon, mas ela continua absolutamente deliciosa! Os floretes crocantes de brócolis são envolvidos por um molho cremoso e levemente ácido, junto com cranberries secas, cebola roxa picante e castanhas tostadas e defumadas. Até quem não é muito fã de salada vai se surpreender.
Além de fácil de preparar, essa salada fica ainda melhor quando feita com antecedência. Algumas horas — ou até um dia — na geladeira deixam o brócolis mais macio e cheio de sabor. Leve para um piquenique, churrasco ou até como marmita para o almoço. Sucesso garantido!

Uma Salada de Brócolis Leve e Cheia de Sabor
Tradicionalmente, a salada de brócolis é presença garantida em churrascos e encontros em família. No entanto, muitas receitas clássicas levam bastante maionese, bacon, queijo e até açúcar. Pensando nisso, decidi criar uma versão mais leve e equilibrada.
Ao invés de ingredientes pesados, essa salada aposta em sabores frescos e naturais. Além disso, ela é super nutritiva e fácil de preparar. Mesmo sem carne ou laticínios, o sabor continua irresistível. Por isso, ela é uma ótima opção tanto como acompanhamento quanto como prato principal em uma refeição leve e saudável.

Como Fazer Salada de Brócolis
- O primeiro passo dessa receita é cortar o brócolis. Lembre-se de separar os floretes em pedaços pequenos e de picar bem os talos. Quanto menores os pedaços, mais fácil será para eles amaciarem e absorverem o molho.
- Em seguida, é hora de preparar o molho caseiro. Em vez da proporção tradicional de 1 xícara de maionese para 2 colheres de vinagre, eu substituo parte da maionese por azeite de oliva e aumento a quantidade de vinagre. Também acrescento algumas colheres de chá de mostarda Dijon e um toque de mel. O resultado é um molho leve, super ácido e com um equilíbrio delicioso entre o doce e o salgado.
- Depois, é só juntar o brócolis picado, a cebola roxa e os cranberries secos ao molho cremoso e misturar bem até tudo ficar envolvido.


Agora vem a melhor parte: as amêndoas e sementes de abóbora (pepitas) com tamari (shoyu) dá um toque defumado! Além de adicionarem uma crocância deliciosa, elas trazem riqueza e profundidade de sabor à salada. Mais importante ainda, funcionam como um substituto nutritivo e saboroso para o bacon e o queijo.
- Para prepará-las, é muito simples. Primeiro, misture as amêndoas e as pepitas com tamari (shoyu), um pouco de maple syrup(ou mel) e páprica defumada. Em seguida, espalhe tudo em uma assadeira e leve ao forno pré aquecido a 180 °C por 7 minutos, ou até dourar.
Por fim, polvilhe essas delícias crocantes por cima da salada. Se necessário, ajuste o tempero e pronto!
É só servir e aproveitar!
DICA: Se você não encontrar pepitas, sementes de girassol também funcionam super bem nessa receita!

Dicas para Fazer a Melhor Salada de Brócolis
Quer preparar a melhor salada de brócolis de todas? Então confira essas dicas simples, mas super eficazes:
- Corte o brócolis em pedaços pequenos. Como essa salada é feita com brócolis cru, é importante que os pedaços sejam pequenos o suficiente para absorver bem o molho e amaciarem levemente. Além disso, quando o brócolis está cortado no mesmo tamanho dos outros ingredientes, cada garfada fica mais equilibrada, com um pouquinho de tudo.
- Deixe a salada marinar. Ela fica ótima logo após o preparo, mas, com algumas horas (ou até dias!) na geladeira, ela fica ainda mais saborosa. O brócolis vai absorvendo o molho e amaciando na medida certa. Aqui em casa, ela fez sucesso até no terceiro dia!
- Reserve parte das castanhas para o final. Eu adoro preparar essa salada com antecedência para realçar os sabores, mas o toque especial está nas castanhas e sementes crocantes e defumadas por cima. Portanto, para manter a crocância, o ideal é deixar uma parte delas para adicionar só na hora de servir.
Com essas dicas, sua salada de brócolis vai ser um verdadeiro sucesso!

Armazenamento
Se você for preparar essa receita com antecedência, espere para adicionar as amêndoas e pepitas. Guarde-as em um recipiente bem fechado em temperatura ambiente. Já a salada deve ser armazenada em um pote hermético na geladeira por até 3 dias.
Na hora de servir, adicione as amêndoas e pepitas para manter a crocância.
Se sobrar salada pronta, você também pode guardá-la na geladeira, em um recipiente fechado, por até 3 dias.

Salada Fresca de Brócolis Cru com Molho Cremoso
Ingredients
- 225 g de brócolis coroas
- 22 ml de azeite de oliva extravirgem 1½ colheres de sopa
- 22 ml de maionese 1½ colheres de sopa
- 11 ml de vinagre de maçã ¾ colher de sopa
- 5 ml de mostarda Dijon 1 colher de chá
- 3 ml de mel ou xarope de bordo ½ colher de chá
- ½ dente de alho picado
- 0,75 g de sal marinho ⅛ colher de chá, ou a gosto
- 40 g de cebola roxa picada ¼ de xícara
- 40 g de cranberries secas ¼ de xícara
- 35 g de amêndoas ¼ de xícara
- 30 g de sementes de abóbora pepitas (¼ de xícara)
- 7 ml de molho tamari ½ colher de sopa
- 3 ml de xarope de bordo ¼ colher de chá
- 0,5 g de páprica defumada ⅛ colher de chá, ou a gosto
Instructions
- Preparar o forno:
- Preaqueça o forno a 180°C e forre uma assadeira com papel manteiga. (Se for fazer a salada no mesmo dia. caso contrário, só coloque suas nozes no forno quando for servir a salada. Para manter a cocrancia.)
- Cortar o brócolis:
- Corte os floretes do brócolis em pedaços pequenos (aproximadamente 1,5 cm) e os talos em pedaços menores (0,5 cm). Remova partes fibrosas do talo antes de picar.
- Preparar o molho:
- Em uma tigela média, misture o azeite, a maionese, o vinagre de maçã, a mostarda, o mel (ou xarope de bordo), o alho e o sal até formar um molho homogêneo.
- Montar a salada:
- Adicione o brócolis, a cebola roxa e os cranberries à tigela com o molho e misture bem.
- Assar as amêndoas e pepitas:
- Espalhe as amêndoas e sementes de abóbora na assadeira. Misture com o tamari, o xarope de bordo e a páprica defumada. Asse por 7 minutos, até dourar. Deixe esfriar por 5 minutos.
- Finalizar e servir:
- Misture as amêndoas e pepitas à salada, reservando algumas para decorar. Ajuste o tempero, se necessário, e sirva.